Meu primeiro Post (acredito que não poderia ser diferente) vai falar da Universidade em que trabalho. Assim que la vai:

A Universidade Federal de Santa Maria participa do REUNI com a ampliação do número de Cursos de Graduação. Neste sentido, a partir de Agosto de 2009 começará a funcionar o Curso Superior de Tecnologia em Geoprocesssamento, sob a responsabilidade do Colégio Politécnico da UFSM, que já possui o Curso Técnico em Geoprocessamento deste o ano de 2003.

De acordo com o Catalogo Nacional de Cursos Tecnológicos o Tecnólogo em Geoprocessamento utiliza sistemas computacionais voltados à aquisição, armazenamento, processamento, análise e apresentação de informações sobre o meio físico referenciadas espacialmente. Dominando fundamentos de informática, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, esse profissional levanta informações cartográficas de pontos específicos de determinado território, imprescindíveis às atividades de planejamento urbano e ordenação do uso do solo, levantamento de informações socioeconômicas, gerenciamento ambiental, de sistemas de transporte, de processos agrícolas, entre outras.

Assim a UFSM se soma as outras três instituições federais (CEFET Goiás, CEFET Paraíba, CEFET Piauí) e uma particular (Centro Universitário de Santo André – UniA) no esforço de formar profissionais na área de Geotecnologias.

O Ementário deste e de outros cursos da UFSM pode ser consultado no endereço eletrônico http://portal.ufsm.br/ementario/.