Esta é uma iniciativa para disponibilizar ao público e aos tomadores de decisão dados espaciais e mapas interativos nacionais e regionais da América do Sul, com o fim de melhorar o conhecimentos do nosso continente e apoiar as atividades de planejamento para o desenvolvimento.

O programa GeoSUR (http://geosur.caf.com/) se desenvolve inserido na Corporação Andina para o Fomento (CAF) e conta com a participação do Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), a Rede Inter-americana de Informação sobre a Biodiversidade (IABIN), o Instituto Geográfico Agustín Codazzi, o Instituto Geográfico Militar do Chile, o Serviço Geográfico dos EUA e mais de vinte instituições e ministérios da região, contanto com todos os países da América do Sul.

O programa GeoSUR planeja gerar mapas digitais para a América do Sul a partir do modelo de elevação digital da Missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission). Os dados de distribuição livre possuem uma resolução espacial de 90m. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) obteve os dados do SRTM com uma resolução de 30m na zona Sulamericana por meio de um acordo com a NGA (Agencia Nacional de Inteligência Geoespacial dos EUA) que estipula que os dados fonte não poderão ser distruibuidos, mas os produtos derivados sim. A partir do modelo digital poderão ser gerados os seguintes dados: zonas de sombras, declividades, orientações, bacias hidrográficas, rios virtuais (stremlines), acumulação de fluxo, direção de fluxo e produtos intermediários. O Programa GeoSUR colocará a estes mapas derivados a disposição do publico em Web e vai gerar um geo-serviço que permitirá os usuários gerar alguns mapas derivados de forma dinâmica. Este serviço permitirá ao usuário realizar analises de visibilidade, gerar mapas de relevo sombreado e produzir perfis de altura entre dois pontos selecionados.