O Google está usando dados de localização dos usuários para elaborar relatórios direcionados às organizações e autoridades de saúde, a fim de auxiliar as entidades a medir o volume do isolamento social causado pelo avanço do vírus SARS-CoV-2 pelo mundo e determinar se as pessoas estão de fato seguindo as recomendações de quarentena estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A informação foi divulgada pelo próprio Google, em um post publicado em seu blog oficial e assinado por Jen Fitzpatrick (vice-presidente sênior de geolocalização) e Karen DeSalvo (Chief Health Officer, ou simplesmente “CHO”).

Os relatórios produzidos pela empresa de Mountain View se valem de dados anônimos, com o Google ressaltando que nenhuma informação que possa levar à identificação individual de pessoas é coletada ou compartilhada.

O Google informa que o relatório “oferece informações pertinentes ao que mudou na ação de trabalhar de casa, abrigos locais e outras políticas direcionadas a ‘achatar’ a curva desta pandemia. Esses relatórios foram desenvolvidos com o intuito de fornecer auxílio enquanto são aderentes às nossas rígidas normas e protocolos de privacidade”.

Outro trecho detalha o funcionamento da coleta de informações em si:

“Os relatórios usam dados agregados e anônimos para catalogar tendências de movimento conforme o passar do tempo sobre uma determinada geografia, atravessando diversas categorias de locais, como comércio ou zona recreativa, mercados e farmácias, parques, estações de transporte público, locais de trabalho e de residência. Vamos mostrar essas tendências ao longo de diversas semanas, com a informação mais recente configurando as 48 a 72 anteriores [à divulgação de cada relatório]”

Os dados só podem ser coletados de dispositivos que tenham a função de histórico de navegação acionados — um smartphone Android que navegue na internet pelo Chrome, por exemplo. O Google ressaltou, porém, que a função é desligada por padrão e sua ativação é feita manualmente pelo próprio usuário.

O intuito é o de auxiliar entidades de saúde a medirem o impacto da Covid-19, a doença que deriva do novo coronavírus, pelo mundo. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a doença uma pandemia de escala global. Confira o mapa atualizado em tempo real.

Com informações e imagens do Canaltech e Yahoo Notícias