A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), acaba de disponibilizar a cartografia 3D de toda a cidade no Portal GeoSampa.

Com essa novidade, será possível visualizar edificações, árvores, obras de arte, entre outros objetos, de forma tridimensional no mapa digital. O conteúdo também está disponível para download.

A publicação do Modelo Digital de Superfície (MDS) permitirá que servidores municipais, pesquisadores, urbanistas e interessados em geral realizem estudos aplicados, além de desenvolver soluções para o munícipio.

Será possível, por exemplo, analisar a disposição de redes de energia em relação às árvores de uma rua ou praça, de modo a otimizar as atividades de manutenção e zeladoria; verificar as áreas mais ou menos verticalizadas e/ou mais ou menos arborizadas; consultar os diferentes padrões de ocupação e outras características da cidade, seja local ou regionalmente.

Os dados foram obtidos por meio de aerolevantamento realizado entre maio e julho de 2017 pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano, Fazenda e Verde e Meio Ambiente.

Trata-se do segundo produto obtido a partir da tecnologia de laser, – também conhecida como LiDAR (Light Detection and Ranging) – que não apresenta apenas uma imagem de satélite ou fotografia área do território, mas uma representação geométrica de alta resolução da cidade.

Em dezembro, o Município publicou o Modelo Digital de Terreno (MDT), que não abrangeu os objetos acima do solo, como edificações, carros e calçadas.

A cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a disponibilizar, de forma livre, os dados obtidos por laser de todo seu território.

Como consultar e baixar

Para visualizar o levantamento LiDAR 3D, acesse o Portal GeoSampa, clique no ícone LiDAR 3D, selecione a área desejada no mapa e escolha MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno). Por fim, clique em visualizar para abrir uma nova aba de seu navegador e veja o modelo 3D da área escolhida.

Os arquivos também estão disponíveis para download – em formato LAZ (LAS compactado), tendo precisão na ordem de 10cm e densidade média de 10 pontos/m2. Para baixá-los, clique em “Download de Arquivos” e selecione o tipo MDS.

Leia mais: Vencedores da Hackatona GeoSampa

Sobre o GeoSampa

O Portal Geosampa é um portal que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico, reunindo dados georreferenciados sobre a cidade de São Paulo, dentre eles cerca de 12 mil equipamentos urbanos, rede de transporte público, mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social.

Todo conteúdo disponibilizado no GeoSampa é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis. O Portal oferece diversos tipos de informações ao usuário. Por exemplo, é possível localizar no mapa bibliotecas, museus e teatros, assim como escolas públicas, equipamentos de saúde, como hospitais e UBS (Unidade Básica de Saúde), terminais de ônibus e parques. Trata-se de uma ferramenta multifuncional, onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas. Todos esses dados estão disponíveis para download.

Em 2019, o Portal recebeu mais de 1,5 milhão de visitas, registrando, assim, o recorde anual de acessos.

Inovações para Mercados Verticais

Atualização profissional, lançamentos, networking e muito mais: agende sua participação nos eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2020, que acontecem de 1 a 3 de Setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) com o tema “Soluções Inovadoras para Mercados Verticais”. Inscreva-se nos cursos, seminários e fóruns com antecedência e garanta preços especiais (vagas limitadas). O registro também está aberto para visitar a feira onde mais de 50 empresas vão demonstrar os lançamentos e novidades do setor. Veja como foi o evento de 2019:

Imagens: Divulgação