Antes da pandemia do COVID-19, o escritório era o lugar onde milhões de nós passávamos pelo menos um terço da nossa semana de trabalho sentados atrás de uma mesa.

No entanto, desde o lockdown, dos 32,6 milhões de trabalhadores ativos no Reino Unido, cerca de 8,7 milhões estão trabalhando em casa ; isso é aproximadamente 30% da força de trabalho. Algumas empresas já se deram conta de que essa situação poderá ser o futuro.

A COVID-19 trouxe grandes mudanças nos back offices da construção. Forçados a ficar em casa, muitos funcionários de escritório mantiveram as operações de negócios em execução por meio de trabalho remoto, contando com tecnologias como software colaborativo de videoconferência, e-mail, mensagens de texto e até WhatsApp para manter contato.

Se você analisar opiniões de líderes do setor, há um senso comum de que trabalhar em casa é o caminho do futuro. Jes Staley, CEO da Barclays, disse: “A ideia de colocar 7.000 pessoas em um prédio pode ser coisa do passado“, enquanto o empresário Sir Martin Sorrell disse que preferiria investir em pessoas os 35 milhões de libras que gasta em escritórios caros.

Então é o fim da linha para os escritórios como conhecemos?

A COVID-19 mudou a forma como os back offices da construção funcionam, com muitos funcionários mantendo os negócios funcionando digitalmente por meio de trabalho remoto

O escritório do Futuro

Embora possamos sentir melancolia com relação a isso, eu pessoalmente acredito que o escritório em sua forma atual é provavelmente uma coisa do passado. Na semana passada, eu estava conversando com um cliente que trabalha em uma grande empresa de projetos e ele disse: “Costumávamos ter 768 pessoas entrando neste escritório todos os dias. Nas últimas oito ou mais semanas, tivemos 12 pessoas, e a produtividade não diminuiu muito.”

Ele continuou: “Qualquer um que pensa que as coisas voltarão a ser como eram está se enganando. Há agora dois principais fatores que não existiam antes, e que aumentaram a aceitação de novas formas de trabalhar. E eles giram em torno de perder o que a equipe ganhou de repente: a independência.

Um fator é o medo de retornar ao escritório por razões de saúde e o outro é a “nova” rotina familiar de refeições noturnas juntos e sem os longos trajetos de volta para casa. A equipe não quer abrir mão dessa liberdade, voltando à velha rotina de ir ao escritório diariamente. Assim, o desejo de adotar e abraçar novas formas de trabalho tem sido totalmente aceito por todos.”

Os principais fatores para manter as práticas de home office além da pandemia são por razões de saúde e mais tempo com a família

O tópico mais comum que eu ouvi é que as organizações iriam implantar o Microsoft Teams neste ano, mas em vez de levar 12 meses para fazê-lo, eles fizeram isso em oito semanas. E por causa do uso em massa, vimos a plataforma se desenvolver. Por exemplo, antes da pandemia global, você só podia ver quatro pessoas em uma chamada de vídeo de cada vez. Recentemente, o Teams subiu esse número para nove.

No entanto, declarar o fim do escritório não é um processo simples. Há um apego pessoal em ter um lugar para ir e devemos esperar uma diminuição substancial do tempo que as pessoas gastam no escritório; no entanto, o trabalho no escritório não terminará para sempre.

Como a vida no escritório pode ficar no pós-COVID-19

Com as conversas de uma recessão chegando na esteira do impacto econômico da COVID-19, as pessoas podem querer ser visíveis. Particularmente em tempos de crise econômica, as pessoas vão começar a pensar que querem estar no local de trabalho e que o chefe precisa os ver e ver o que estão entregando. Essa mentalidade pode ter sido um dos obstáculos que atrasou a adoção de dados que a COVID-19 removeu com força.

Infelizmente, haverá perdas de postos de trabalho, empresas fechando e mudanças dramáticas nos setores, incluindo novas empresas que se formam como resultado de fusões e aquisições à medida que elas associam seus recursos. Mas também haverá uma parcela de novas empresas subindo ao topo do mercado de trabalho à medida que o mercado oferece e abraça totalmente a disponibilidade de tecnologia — nova e antiga. Sei que a Bentley Systems está trabalhando em estreita colaboração com empresas como a Costain em novos métodos e formas de trabalhar.

Uma opção para trabalhar no escritório em um mundo pós-COVID-19 é que os escritórios permanecerão como hubs centrais onde os gerentes estão sediados, com funcionários se deslocando uma ou duas vezes por semana para se encontrar com seus líderes. Esse é o plano do Twitter, que anunciou recentemente que seus colaboradores poderão trabalhar em casa para sempre, mas manterá seus escritórios abertos se as pessoas quiserem ir a eles.

Trabalhar em casa não é novidade. Na verdade, tornou-se cada vez mais popular nas últimas décadas , e muitas empresas já têm tentado economizar dinheiro com o aluguel contratando espaço de coworking, como a WeWork.

O custo será o grande fator quando as empresas tomarem a decisão de permitir que seus funcionários trabalhem em casa. Mesmo antes da COVID-19, várias empresas já tinham evoluído em uma mudança na mentalidade, pensando “estamos gastando uma grande quantia de dinheiro em aluguel, então vamos passar a trabalhar mais em casa”. A COVID-19 somente aumentou a velocidade e o processo de uma mudança já ocorrida.

Uma opção para trabalhar no escritório em um mundo pós-COVID-19 é que os escritórios permanecerão como hubs centrais onde os gerentes estão sediados, com funcionários se deslocando uma ou duas vezes por semana para se encontrar com seus líderes

Usando a tecnologia para retornar ao trabalho com segurança

Conversei pessoalmente com vários clientes — proprietários de ativos e equipes de desenvolvimento do projeto — sobre formas de superar grandes problemas ao reabrir e construir novos escritórios, incluindo manter o distanciamento social. É possível usar a tecnologia existente para superar essas questões-chave, particularmente a tecnologia do portfólio da Bentley.

Um desses produtos é o LEGION®, que oferece aos usuários a capacidade de simular e analisar o tráfego a pé em ativos como estações ferroviárias e de metrô, estádios, complexos de escritórios, shoppings e aeroportos. Ele pode testar com precisão projetos e planos operacionais ou comerciais para melhorar a movimentação de pedestres, a orientação, o gerenciamento de multidões e as estratégias de segurança.

Com os novos requisitos para o distanciamento social, o LEGION ajuda a testar o impacto de mudanças, como novos níveis de ocupação, barreiras, enfileiramento e estratégias operacionais.

O escritório não vai acabar, mas certamente parecerá diferente do que estamos acostumados, e a palavra-chave será colaboração

No que diz respeito aos projetos locais de construção, vários prestadores de serviço importantes do Reino Unido me contataram para falar sobre o SYNCHRO™ e o ContextCapture. Eles estão usando SYNCHRO para agendamento e gerenciamento de tarefas para se manter à frente da curva de entrega, observando como as entregas chegam ao local e quem precisa estar nesse local. Os aplicativos já eram usados para esses fins antes do surgimento da COVID-19 tanto pela Tideway, trabalhando em um local muito grande, quanto pela equipe de entrega na Estação de Bombeamento Shad Thames, que é um local muito pequeno. Com o ContextCapture, os prestadores de serviço estão usando malhas realísticas para descobrir onde o projeto fica e o layout da área do local ao redor. Ao usar esses aplicativos, os prestadores de serviço podem fazer todo esse trabalho remotamente.

Atualmente, o trabalho está em andamento para combinar modelos 4D com várias formas de captura de contexto. De nuvens de pontos a fotos, estamos olhando para o que acontece quando combinamos esses formatos em um navegador da web. Essa tecnologia permitirá a observação remota e o acompanhamento digital do trabalho no local. Além disso, com os avanços na visão computacional, na inteligência artificial e na automatização do aprendizado, é cada vez mais possível detectar automaticamente objetos, máquinas, pessoas e condições no campo.

Utilizando os Gêmeos Digitais para um ambiente de trabalho mais seguro

Meu último ponto é o novo e crescente interesse pelos gêmeos digitais, já que os proprietários de ativos procuram novas maneiras de monitorar remotamente os ativos.

O iTwin da Bentley permite que você visualize o ativo, acompanhe as alterações e realize análises para entender melhor e otimizar a performance de ativos. Como o iTwin abrange todo o ciclo de vida dos ativos, os usuários em todos os estágios podem tomar decisões mais bem informadas para obter melhores resultados.

Com esse desejo de trabalhar ou acessar dados de ativos remotamente, a Bentley está dando suporte a fornecedores independentes de software e startups através do iTwin® Partner Program. Esse programa é para fornecedores que desenvolvem aplicativos na plataforma iTwin e os lança no mercado. Nosso objetivo é proporcionar um ecossistema próspero de organizações que compartilham nossa visão de criar gêmeos digitais de infraestrutura.

Superando com sucesso todos os desafios

O escritório não vai acabar, mas certamente parecerá diferente do que estamos acostumados, e a palavra-chave será colaboração. Colaboração é uma expressão da moda há muitos anos, mas com a COVID-19 e o trabalho remoto, ela traz uma nova essência para entregar digitalização. Para enfrentar e superar os novos desafios, as organizações de projeto, construção e manutenção precisarão de ajuda para enfrentar os desafios que surgiram em nosso mundo pós-COVID-19. Uma modo de enfrentamento com sucesso desses desafios por eles é aprimorando a tecnologia digital e abraçando plenamente o entusiasmo novo e maior pela adoção.

Cidades Digitais

A Bentley Systems é líder global no fornecimento de soluções de software para engenheiros, arquitetos, profissionais geoespaciais, construtores e operadores-proprietários para projetos, construções e operações de infraestrutura. Os aplicativos de engenharia e BIM com base no MicroStation® da Bentley, bem como seus serviços de gêmeos digitais na nuvem, melhoram a entrega do projeto (ProjectWise) e o desempenho dos ativos (AssetWise®) de transporte e outras obras e serviços públicos, plantas industriais e de recursos, e instalações comerciais e institucionais.

A Bentley Systems emprega mais de 3.500 colegas e gera uma receita anual de mais de US$ 700 milhões em 172 países. Desde sua fundação em 1984, a empresa continua a ser administrada majoritariamente da propriedade de seus cinco irmãos Bentley fundadores. www.bentley.com

*Mark Coates, Diretor Estratégico de Participações no Setor, Reino Unido