O Portal MundoGEO conta agora com um espaço de conteúdo específico sobre o tema Cidades. Nossa abordagem editorial para este canal envolve o uso de tecnologias para mapear o uso do solo urbano e servir como base para apoiar a implantação da gestão municipal usando o conceito de Smart Cities.

Não há dúvidas de que prover a gestão pública municipal de ferramentas tecnológicas, através do conceito de Cidade Inteligentes – ou Smart Cities – é um excelente caminho.

Entretanto, percebe-se que, em muitos casos, a componente geográfica não vem sendo considerada plenamente como base de um sistema municipal inteligente que integre infraestrutura, urbanismo, segurança, saúde, mobilidade, educação e questões sociais.

Ou, em outros casos, os atributos geográficos, apesar de estarem disponíveis para fins de arrecadação e planejamento, não estão plenamente conectados aos sistemas tecnológicos que permitam a tomada de decisão rápida e inteligente.

Desta forma, o foco do canal Cidades é mostrar resultados de projetos dos mais diferentes tipos de uso integrado da geoinformação, de forma plena, à gestão das cidades, seus benefícios de curto, médio e longo prazos, bem como as políticas de atualização, compartilhamento e transparência destas informações, além de dar visibilidade às empresas e startups brasileiras e internacionais que prestam serviços e desenvolvem soluções de coleta, processamento e análise de dados.

Conheça todos os canais de conteúdo do Portal MundoGEO: Ambiental, Cidades, Espacial, Drones e Geotecnologias, sendo este último subdividido entre Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Posicionamento.

Desta forma, estamos ampliando nosso propósito de disseminar conhecimento, provocar reflexões, conectar profissionais e contribuir para o fortalecimento desses setores, gerando conteúdo diariamente e realizando eventos online e presenciais, como o MundoGEO Connect e a DroneShow.

Cada canal tem uma newsletter específica. Clique e peça a sua em https://mundogeo.com/newsletter. E se você quiser publicar artigos assinados no portal ou enviar notícias, encaminhe texto e imagens para análise: editorial@mundogeo.com.

Imagem de capa: Pixabay